Engledue, John Ralph
"Provavelmente nenhum homem jamais viveu na cidade cuja simpatia fosse mais ardentemente procurada; … numa época, a sua bela figura era tão familiar quanto qualquer outra que se pudesse ver ali." Estes sentimentos de um obituário no
Hampshire Independent, 25 de julho de 1888, refletem a importância do Capitão Engledue para Southampton.
Ele foi superintendente da frota da Peninsular and Oriental Steam Navigation Company, então sediada em Southampton, entre 1849 e meados da década de 1860, um período crucial no desenvolvimento tanto da cidade quanto da empresa. Um imenso patrocínio fluiu pelas mãos de Engledue, particularmente na encomenda de suprimentos para os navios da P&O que operavam no porto. A maioria era obtida de comerciantes de Southampton.
O Capitão Engledue era um forte apoiador do partido Conservador e, em contradição com a política da empresa que proibia seus funcionários de se envolverem em política, ele foi ativo nas eleições parlamentares para o distrito. Ele teve, no entanto, que caminhar numa corda bamba política. Um dos membros Liberais de Southampton – Brodie McGee Willcox – era diretor geral e presidente da P&O e coube a Engledue, como o principal representante da P&O em Southampton, acompanhá-lo em suas campanhas. Por vários anos, Engledue foi coproprietário, com John Coupland, do
Hampshire Advertiser Conservador. Engledue candidatou-se como candidato Conservador pelo distrito em 1859, mas não compareceu à votação. Ele se candidatou nas eleições gerais de 1874 como segundo candidato Conservador ao lado de Russell Gurney, mas, com rumores de que a P&O estava pensando em sair de Southampton, ele ficou em último lugar na votação.
Um ávido apoiador de Southampton como centro ferroviário, Engledue foi garantidor do Projeto de Lei Ferroviário de Didcot, Newbury e Southampton de 1873, planejado para dar comunicação direta com a Great Western Railway. Mais prosaicamente, obituários locais enfatizaram seu papel no estabelecimento de um serviço de ônibus aprimorado entre Shirley e Southampton.
John Ralph Engledue era um homem de Portsmouth, batizado na Igreja de Santa Maria em Portsea em 15 de maio de 1808. Por volta de 1823, ele ingressou na Marinha Real, servindo – ao longo de dezessete anos – nos navios de Sua Majestade
Queen Charlotte, Britannia, Genoa, Galatea, Excellent, Forte e
Cornwallis. A nomeação chave foi como imediato na escola de artilharia naval HMS
Excellent no porto de Portsmouth. Isso foi por recomendação de oficiais superiores que ficaram muito impressionados com seu trabalho e depois de ter escrito vários artigos sobre o assunto de artilharia. Ele foi promovido a tenente em 1833 após passar nos exames de artilharia, servindo subsequentemente como tenente de artilharia no
Excellent em 1835 e 1836, no
Forte e no
Cornwallis, servindo neste último na estação das Índias Ocidentais por nove meses. Engledue alegou, em um memorial datado de 23 de dezembro de 1852, ter sido "o primeiro oficial a assumir as funções de artilharia na Marinha Real, tendo, devido à sua proficiência nesse ramo, sido selecionado por Sir Thomas Hastings [capitão do
Excellent] em vez de um oficial de artilharia, para conduzir essa função".
O envolvimento do Tenente Engledue com a P&O começou em agosto de 1837. Ele foi nomeado capitão do
Don Juan, o maior vapor da frota então sediada em Falmouth, em sua viagem inaugural após Richard Bourne ter assinado o primeiro contrato postal da empresa com o governo. Era então uma condição da Almirantaria que todos os navios que transportavam o correio estivessem sob comando da Marinha Real. Uma honra memorável para um oficial de artilharia de 29 anos que terminou em desastre, pois o navio – transportando o fundador da empresa Arthur Anderson e sua esposa – encalhou perto de Tarifa, no sul da Espanha, quinze dias após ele assumir o comando. Isso, no entanto, não impediu sua posterior nomeação como capitão do Vapor P&O
Great Liverpool, sob contrato com o governo para transportar o correio para Alexandria e armado por seu novo capitão com novas coronhas de percussão e miras. Seu nome foi removido da lista de tenentes da marinha em agosto de 1840. No que foi amplamente considerado um movimento político pelo Board of Admiralty Whig, ele foi gazeteado para o HMS
Calcutta. Aceitar uma comissão ativa colocaria em risco seu lucrativo trabalho na P&O. Ele, portanto, foi forçado a deixar a marinha e renunciar ao seu direito de receber meio pagamento. Para a consternação pública dos Liberais de Southampton, ele foi restaurado à lista naval em janeiro de 1853, seguindo as recomendações de um Comitê Seletivo da Câmara dos Comuns. Seu valor como oficial de artilharia na Guerra da Crimeia não podia ser ignorado. Ele já havia, por iniciativa própria, começado a treinar homens em Southampton em um canhão naval que ele instalou. Ele também defendeu o armamento da marinha mercante e fez da frota P&O um braço virtual da Marinha Real.
O Capitão Engledue entrou ao serviço da P&O em 1840. Foi em grande parte através de seus esforços práticos que uma linha permanente foi estabelecida entre a Índia, a China e a Inglaterra. Ele foi nomeado superintendente em 1841, responsável pela criação da série de depósitos de carvão agora essenciais, pois os vapores de roda estavam substituindo os veleiros. As relações com Mehemet Ali, Paxá do Egito, foram cruciais para o sucesso do projeto, especialmente como um aliado contra os franceses. Engledue ajudou a modernizar as defesas de artilharia egípcias e treinou seus artilheiros navais. Em setembro de 1842, ele foi enviado a Calcutá como agente da empresa na Índia. Ele viveu com grande estilo nas margens do Rio Hooghly, no edifício mais clássico de Garden Reach, o mais belo e aristocrático dos subúrbios de Calcutá. A âncora da P&O ficava em frente à casa, e um enorme depósito de carvão ficava adjacente. Enquanto estava em Calcutá, ele alugou por 20 anos as minas de carvão de Chirra Punji.
O Capitão Engledue mudou-se para Southampton no final de 1848/início de 1849 como superintendente da frota da empresa. Ele viveu em estilo suntuoso, com sua segunda esposa Eliza Penelope e família primeiro em Wilton House e depois, fora do distrito, na Winchester Road, Shirley e em Regent's Park. Dois filhos nasceram durante este período: James Allan (batizado em 29 de dezembro de 1849 na Igreja de Todos os Santos) e Lewis Ralph Mackintosh (batizado em 19 de junho de 1861 em Millbrook). Ele se tornou magistrado do distrito.
Engledue deixou Southampton para morar em Kensington com a mudança da sede da P&O para Londres. Lá, ele foi eleito para o conselho de diretores, no qual esteve ativo até pouco antes de sua morte em julho de 1880, aos 80 anos. Ele também foi diretor do National Bank of Ireland e do London Chartered Bank of Australia. No inventário, seu patrimônio pessoal foi avaliado em £ 95.917,17. Ele não era um homem fácil de trabalhar. O
Southampton Times em seu obituário o considerou "de temperamento um tanto apressado, e dado a se expressar de maneira bastante vigorosa com os homens sob sua direção". O
Hampshire Independent, um antigo inimigo político, foi mais mordaz: "Era um homem de exterior um tanto rude, e tinha a reputação de ser um disciplinador severo, mas ainda assim em alguns círculos fez muitas amizades calorosas." Ele tinha uma forte presença física, caracterizada pelo liberal John Truffles Tucker em um acalorado debate na assembleia paroquial de Páscoa de Todos os Santos em 1851 – no qual foi alegado que o Capitão havia escapado de pagar taxas para os pobres mudando-se para além do limite do distrito – como sendo "gordo como um porco". A mudança privou Engledue do direito de voto no distrito. Um irmão mais novo, Dr. William Collins Engledue (1813-1859) de Portsmouth, foi cirurgião, clínico geral, hipnotizador e uma autoridade em paralisia cerebral. Um filho, William John Engledue (1840-1906), foi Coronel na Engenharia Real, servindo posteriormente na Índia.
Alex